quinta-feira, 31 de março de 2011

A semana em 3 parágrafos

Não faça um blog se você não tiver muito tempo livre. Nunca! É complicado deixar de escrever depois que começa e percebe que as pessoas leem. Algumas sem que você peça, outras sem que você saiba. Como o Meus 20 poucos é nada mais que um espaço pessoal e nele posso falar de amenidades, polêmicas e até fantasias, sempre tenho mil ideias para textos. Executá-las que são elas...

Veja bem, essa semana teve a reportagem polêmica do Bolsonaro! O cara extremamente preconceituoso e retrógado falou sem pensar e esquentou os nervos de muitos. Renderia um texto enorme, não só pela entrevista, mas por sua repercussão. O que eu achei de tudo isso? As opiniões dele são homofóbicas e racistas, claro. Só que não são nada além de muitas que escutamos por aí. Ele fala que não quer um filho gay e não acredita na competência de cotistas. Opiniões que se faladas com outras palavras podem até ser aceitáveis e geniais. Opiniões que muitos não dizem, mas pensam. O sistema de cotas é claramente usado por muitos como artifício para entrar com uma nota de corte menor em Universidades. Muitos que não são negros, nem carentes, nem necessitados. As religiões, em sua maioria (não vou googlar pra chutar uma porcentagem), não aceitam homossexuais como "seres 100% originais da fábrica de God". Elas podem até tolerá-los e coisa e tal, mas não os aceitam como iguais. Bolsonaro foi ignorante como qualquer outra senhorinha que se assusta com esses fãs da Madonna e do Restart. Por que não podemos chamá-lo de religioso ou ignorante? Vejam bem, eu vou escrever em caps lock e negrito para quem não entende opiniões críticas e que fogem a onda polêmica: EU NÃO CONCORDO COM O QUE BOLSONARO FALOU. Só estou questionando a polêmica em torno de suas respostas.

A mesma galera que caiu matando em cima desse ser humano desprezível, caiu matando em cima da Maria, do Big Brother, por exemplo. Qual o motivo? Uma outra participante ouviu que Maria era garota de programa e compartilhou o que tinha escutado. Daí então, as milhões de almas recatadas, recalcadas e virgens não aceitaram. Sem nem saber se era verdade, o Mau Mau voltou pra casa e rejeitou a garota. O papel ridículo que ela fez ao correr atrás dele conquistou a galera que via 1) graça naquilo tudo ou 2) identificação por também já ter passado por uma situação parecida. Foi esse o discurso de Pedro Bial ao proclamá-la vencedora: de que ela também refletia milhões de mulheres (e homens) rejeitados. No momento da final, choviam comentários e piadas (muitas deveras engraçadas) sobre a garota de programa. Mulheres que a defendiam verozmente em uma vibe feminista e outras puritanas que não entendiam uma suposta PUTA ganhar. Quanta hipocrisia, meu Senhor! Essas mulheres, mais recalcadas que recatadas, estavam um dia antes criticando o Bolsonaro por ser PRECONCEITUOSO.

Preconceitos em simples análise semântica é um conceito pré formado. E isso, meus queridos, TODOS TÊM. Eu tenho incontáveis preconceitos! E olha que já tive mais. É que vamos quebrando muitas dessas opiniões pré formadas. Como só tenho 20 poucos, é bem provável que daqui há algum tempo, eu reduza muitos desses preconceitos. Ainda assim, levarei outros para o caixão. Não só os que já tenho, mas também os que irei adquirir. Estamos sempre quebrando e construindo novos preconceitos. Existem algumas "opiniões" que escolheram ser HORROROSAS... e claro que são. Julgar alguém pela cor ou orientação sexual é inadmissível, mas não é quando julgamos pelo mau cheiro, roupas ou condição social. É? Claro que é, mas todos fazemos isso. E nem vou perder tempo enumerando exemplos. Meus leitores são inteligentes!

Se em um dia se faz piada pela milésima vez sobre a internação do José Alencar e noutro critica-se quem brincou com sua morte, algo tá errado aí. O problema é que levamos tudo muito a sério, a ferro e fogo. Algumas coisas foram definidas como sérias e intocáveis e nem são. Não que brincar com a morte de alguém seja bonito, mas se tem país que comemora, por que xingar muito no Twitter por alguém que brincou com isso? Não siga, não tuite, não leia caso não goste. Está na hora de pensar em coisas mais sérias, ou melhor, de parar de pensar. Está na hora de agir, ao invés de ficar sentado e reclamando, se fazendo de santo, moderno e "despreconceituoso". Eu tenho adotado uma atitude mais FODA-SE na minha vida, procurando me afastar daquilo que me estressa. Essa galera BURRA que eu falei me estressa de um tanto que me levou a escrever esse texto. Espero que sirva para alguma coisa: antes de sair bancando o troll ou moralista, pense duas vezes. Se pensar, vai ver que têm coisas que ninguém precisa ouvir. Geralmente, aquelas estampadas nas suas atitudes e contraditoriedades!

Figura retirada daqui.

Anexo:
Uma blogueira de opinião, como Bial citou dias antes, fala mais sobre a relação das mulheres com seu Lado Maria.

Um comentário:

  1. Meu caro,

    Entendo que você queira expressar suas opiniões e está certo disso. Afinal de contas existe a liberdade de expressão! Não é!? Mas devemos arcar com as consequências e pesos de certas palavras lançadas ao ar (ou melhor na net).

    Venho aqui não para expressar a minha opinião quanto ao que você postou em seu BLOG, mas apenas aconselhá-lo, mesmo que o meu conselho não tenha sido pedido seu! FICA DE BONUS! OLHA COMO SOU LEGAL!

    Não reduza o assunto e nem o compare com outros. Conceitos como preconceitos, discriminação e racismos apesar de estarem "interligados" são distintos. RAÇA não é mesma coisa que CLASSE, que não é a mesma coisa que GÊNERO.

    É necessário entender coisas sutis, mas estruturantes, como meros conceitos, para que possamos fazer as devidas análises dos fatos.

    Falar mais do mesmo é muuito fácil, defender algo que não estamos totalmente fortalecidos no assunto pra mim é SUICIDIO. Mas cada um escolhe a liberdade que quer, insisto!

    Não culpo pessoas assim, afinal estamos numa sociedade com ideologias manipulantes. É necessário fortalecer conhecimentos para não cair na malha dessa manipulação.

    Ah! Não ia opinar, mas já opinando... O BOLSONARO NÃO FOI PRECONCEITUOSO E SIM RACISTA, quando se referiu aos negros. Mas isso é "balela" são apenas "conceitinhos"!

    Enfim, "foda-se" se a maioria dos jovens negros não estão nas universidade;

    "Foda-se" se os subempregos são reservados a população negra;

    "Foda-se" se as favelas cariocas são pretas e a zona sul, de frente ao mar, é branca;

    "Foda-se" se "a cada 4 pessoas mortas pela polícia, 3 são negras".

    Ah! Ia me esquecendo. Tem algo que concordo 100% com você: "pense duas vezes. Se pensar, vai ver que têm coisas que ninguém precisa ouvir." ou ler.

    :P

    Opinião é opinião, AMIZADE a parte!

    Bju graande, amigo! (não deprime!)

    Kriss Marques

    ResponderExcluir