terça-feira, 22 de março de 2011

Me perdoem: não estudo para concurso!


Pra quem ainda não viu, coloquei uma coluna à direita do blog com temas que surgirem ao acaso e que prometo escrever ou não. O assunto do post de hoje já estava lá!

Têm muitas coisas que me irritam bastante. Muitas mesmo. Nos últimos anos, desde que entrei na faculdade, não aturo quando alguém me pergunta se eu vi que saiu determinado edital para concurso tal. Fora aqueles mais distantes que já chegam perguntando: "Prestou a prova do Tribunal Não Sei Qual?". Não, porra! E aí, é proibido não ser doido por concursos públicos?

Alguns agravantes na minha situação, em particular: família extremamente política e cheia de servidores; e moro em Brasília, a cidade dos concursos. O que tem aliviado minha barra para os outros é que faço duas faculdades e fica mais complicado estudar para concursos. Ainda assim, me olham como um leproso ao falar que não penso em concurso. Tenho até usado uma desculpa: "Esse ano não. Vou deixar pra estudar ano que vem, quando me formar". Parece que as pessoas aceitariam melhor se eu falasse que sou transexual ou que tenho Herpes. Não ser concurseiro é feio!

As vantagens de passar em um concurso público são notáveis. Atingir logo uma estabilidade, um salário fixo, horário certo, atividades bem determinadas e ser legalmente protegido de ofensas. Importante: juízes de futebol não são concursados! Eu entendo minhas tias quererem que eu passe em um concurso, afinal, ou elas estão aposentadas com bons salários ou suaram muito as anáguas trabalhando em vários trampos até se estabilizarem. É normal desejarem um caminho menos árduo e tortuoso para nosotros! Aceito também jovens que vivem em condições sociais desfavoráveis e que vêem no sonho de ter o nome no Diário Oficial a única chance de uma vida melhor, financeiramente falando.

O que eu não consigo entender e nem aceitar é a fixação em concursos públicos de alguém começando a vida, com certa base de sustento, inteligente, cheio de vontade de crescer, a mente criativa e idade para quebrar a cara muitas vezes antes de alcançar o pote cheio de ouro no fim do arco íris. Quem cansa de falar do número de desempregados, também já cansou de ouvir que há empregos sim, falta é qualificação. Essa desculpa só cola para gente burra, preguiçosa e sem autoconfiança!

Faço faculdade, procuro novos cursos, planejo viagens, pós graduações, estágios e um monte de outras coisas não para aparecer e usar minha desculpa master de "faço duas faculdades", faço isso pensando em um futuro próximo. Assustadoramente próximo! Sei que não é fácil passar em uma dessas seleções para órgãos públicos, mas é claro que é um caminho mais seguro do que se aventurar e se equipar para o clichê dos clichês: o mercado de trabalho.

Pode até ser que daqui há alguns anos eu esteja aconselhando amigos, primos, sobrinhos e namoradas a sentarem a bunda (no último caso, "a gostosa da bunda") na cadeira e estudar praquele edital do Tribunal Tal. Talvez não, por eu não fazer o tipo "funcionário público". Apesar de gostar de rotina e organização, gosto de desafios e odeio trabalhar como máquina. Optar pelo caminho mais fácil e seguro me parece chato! Por enquanto, eu desejo que você estude muito, mas estude o que gosta. Desejo que se mate para se formar daqui a pouco e quebrar bastante a cara depois. Quebrar só para valorizar o momento em que estiver no emprego dos seus sonhos, seja qual for. No meu caso, bem longe de um órgão público.

Anexos:
- Existem concursos E concursos. Generalizei só para ilustrar o texto.
- Minha difícil vida de goiano-brasiliense: não toco violão, não curto Legião e não faço cursinho para concurso.

Um comentário:

  1. TO CONTIGO E NAO ABRO, CONCURSO PUBLICO PRA MIM É COISA DE QUEM NAO SABE O QUE QUER.
    EU NÃO QUERO CONCURSO PUBLICO, JÁ ESTAGIEI EM UM ÓRGÃO PÚBLICO E SEI DO QUE QUE ROLA LA DENTRO, REAL? CONCURSO PRA ÓRGÃOS PUBLICOS QUE NÃO A VIDA ACADEMICA EU TO FORA.
    EU QUERO TER PELO MENOS A LIBERDADE DE DECIDIR QUE QUE EU VOU FAZER.
    PREFIRO ME FORMAR, FAZER MEU MESTRADO, E QUEBRAR MINHA CARINHA TENTANDO A VIDA, DO QUE FICAR MORRENDO DE ESTUDAR PRA UM SSERVIÇO QUE MT PROVAVELMENTE NEM VÁ ME DAR ALEGRIA.
    EU TO FORA, CONCURSEIROS FIQUEM FELIZES MENOS UMA CONCORRENTE!

    ResponderExcluir