segunda-feira, 16 de maio de 2011

Teorias da Conspiração

Segundo o Wikipedia, "Teoria da conspiração é um termo usado para referir qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como uma 'sociedade secreta' ou 'governo sombra'". Na prática, é ainda mais fácil de entender esse conceito. Todo mundo conhece um Teórico da Conspiração. Eles são muitos e não têm a menor vergonha de esconder quem são. Fazendo um link com o PL122, acho mesmo que as pessoas devem se assumir, com duas exceções: quando elas são babacas e Teóricos da Conspiração.


Não sei se existe uma pessoa que consiga englobar todas as Teorias da Conspiração em um único discurso. Como elas prezam muito pela chamada "coerência", acredito que não. Cada teórico escolhe uma vertente para infernizar a vida dos outros, acabar com piadas, esquecer que existe sexo e ser chato fulltime em nome de uma "sociedade menos influenciada". São grandes pés no saco! Tão grandes que merecem esse post, dividido, por vertentes da grande Teoria da Conspiração. Aos trabalhos...

A Rede Globo e A Mídia
Você certamente já ouviu de alguém que grande parte das mazelas se dá por conta da mídia, certo? Existem Teóricos especializados nesta vertente. Para eles, a criança está com dor de dente porque a mídia vende apenas doces e porcarias e que em poucos anos todos terão um câncer e morrerão antes dos 40. Quem se lembra de verificar a escovação do menino? O alcoolismo é exclusivamente resultado da mídia, assim como a banalização do sexo. Existem outros que tomam a real influência da Globo como fator determinante único. O homossexualismo é culpa da Globo, oras! Foi só começar a ter casal gay que as coisas chegaram onde tão, obviamente. Fora que a Globo elege o político que quer... 

Os Estados Unidos, O Mc Donald's e A Coca-Cola
Você come Mc Donald's?! Você sabia que o hamburger é feito com carne de minhoca? Coca?! Por que não toma Guaraná Antárctica? E essa roupa, é dos EUA? Você sabe quantas crianças na China trabalharam ganhando miséria para fazer essa sua blusinha? Como você é fútil. PORRA! Não tem coisa mais chata que o cara que encontra defeito e causa ideológica em tudo. Vivemos em um mundo real e não existe essa relação maniqueísta aonde o lado mal é os EUA e o restante do mundo seus sofredores.

Causas Sociais
Que trabalho de preto. Isso é coisa de mulher. Que programa de índio. CUIDADO! Essas expressões que certamente têm origem em algum preconceito ou estereótipo, não podem ser mais usadas. Você também está proibido de comentar Monteiro Lobato. Existe um tipo de Teórico que defende todas as causas sociais possíveis. Para ele, por mais desprovido de intenção que seja, quando uma das expressões acima (entre outras) é falada, chovem protestos contra o racismo, o sexismo, homofobismo, xenofobismo e outros ismos.

O Governo e A Oposição
Oposicionistas e governistas são tão diferentes em questões da Teoria da Conspiração quanto os homens são entre si em relação às mulheres, segundo a visão delas, claro. São todos iguais, sendo explícito e feminista. Tomando como exemplo os governos do PT na presidência da república... Se o preço da passagem do ônibus aumenta, a culpa é do Lula ou da Dilma, já que o Teórico Oposicionista não considera que na sua cidade o Governador é do partido que ele votou. Para ele, pouco importa quem fez ou deixou de fazer. A culpa é sempre da sapatão e daquele alcoólatra barbudo! Já para o governistas, não adianta nada todos os esforços que o seu partido faz para avançar a economia, a educação, saúde e segurança no Brasil. Não adianta, porque sempre estarão aqueles liberais de direita atrapalhando a execução do projeto. Além do que, eles querem privatizar tudo! Situação ilustrativa foi na época das eleições, a bolinha de papel que atingiu o Serra foi devidamente amassada pelo Lula, acreditam alguns Teóricos. Assim como já estavam certos os oposicionistas sobre a perversão que se instalaria no país com a eleição da Dilma-aborto. Uns falavam que o Brasil seria vendido aos Estados Unidos, outros que (retrô) nos tornaríamos uma grande Cuba ou Venezuela.

A mídia é influente, a Rede Globo e TODAS as outras emissoras também; os Estados Unidos têm um poder assustador, assim como o Mc Donald's e a Coca-Cola são símbolos do capitalismo e da cultura americana; o preconceito está inserido em muitas atitudes tidas como "culturais"; e política realmente é uma briga de ego e poder que dificulta sua boa execução. Sabemos disso! Só que acredito que existe hora para tudo: até para ser irritantemente correto. E existem meios. Ser chato a todo momento em defesa de uma causa ou contra  hábitos só vai afastar sua ideologia da disseminação, caro Teórico. Você contribui para que as coisas permaneçam como estão. Ninguém ganha no grito, nem no American Idol.

PS: Eu acredito que o Osama morreu e que o homem chegou à Lua.

Veja também: 7 Dicas do Antissocial
O último texto publicado foi: Meus Machismos #2: Mulheres que amam demais
E me siga no Twitter: @lucasmansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário