segunda-feira, 21 de maio de 2012

Conflito de gerações


As pessoas não cansam de falar como o mundo está mudado. Até os jovens inundam (ou seria com ‘m’ nesse caso?!) os feeds das redes sociais apresentando detalhes de suas infâncias sem iPhone. Pois é, está mudado mesmo. Constatar isso não é chato, o que o torna é transformar as mudanças em comparativos de qualidade. É a trupe dos ecochatos da infância!

Os jovens estão sim mudados. Só que os jovens pais também eram diferentes dos jovens avós. A diferença das mudanças entre os jovens avós e os jovens pais é pequena e discreta quando se pensa no turbilhão de mudanças diárias que diminuem os anos de uma geração e tornam as novas crianças, adolescentes e adultos partes e apartes. Tecnologia, simples tecnologia. Tecnologia que criou o famoso termo globalização e que com ele justificou quase todas as mudanças sociais, em relacionamento e isolamento.

Ouve-se que os jovens não têm mais capacidade de se comunicar, que vivem isolados. Comentam sobre a instabilidade dos relacionamentos ou a fugacidade dos amores. Os filhos não são mais bem educados e os pais não são respeitados.

Ecochatos! Parem de rotular, de comparar. Percam menos tempo dizendo que as coisas estão diferentes e mais aproveitando as diferenças. Compartilhe menos tais mensagens no Facebook e brinque com seu filho na rua. Culpar o governo também é uma saída fácil. O Kinder Ovo não custa mais um real e você não vai mais ao shopping com dez reais. Só que seu salário aumentou e suas opções de filmes na internet também.

Os jovens hoje estão conformistas. Não é o caso. Apenas, pelo menos aqui, há a intenção de se aproveitar mais ao invés de perder tempo reclamando.

A comunicação nunca vai morrer. Ela pode mudar. É o que acontece. Hoje o jovem se expõe bem mais. Diz o que pensa, mostra aonde vai, o que ouve e ainda transmite as imagens daquilo que come, acha engraçado e detesta. Não manda mais carta, talvez pouco ligue, mas não desconecta o Whatsapp. Tem sempre abertas cinco janelas de conversação.

Amar também pode ter ficado mais fácil. Ou difícil, já que se ama tanto. Nunca antes na história desse país se amou tanto. O lado negativo é evidente, mas as sociedades já passaram pelo casamento arranjado, por conta de dotes e tantos outros. Ficavam para sempre amarrados a esses relacionamentos. Talvez seja melhor amar tantos e todos. Poxa, a menina tem 15 anos e está transando. Quantas se casaram com 16, com caras mais velhos e que não sabiam nem o que era amor?! Ora, hipocrisia!

Certa época, os filhos respeitavam mais os pais. Respeito não pode ser confundido com medo, falta de diálogo. Não criem polêmicas. Entendam que o pedir bênção é muito mais uma simbologia do que respeito, de fato. Os pais têm conversado mais com os jovens sobre tudo.

E se a violência não deixa mais a brincadeira acontecer nas ruas, a tecnologia não é vilã. Quem acredita nisso, deveria usar melhor o tempo e a criatividade. Afinal, se uma coisa que os mais velhos e os mais novos sabem é que é em tempo de crise que se cria. Reclamar não é o mesmo que militar e mudar. Aproveitar não é o mesmo que conformismo. Entendam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário