Que o HD do seu computador queime, seu chip do celular seja roubado e o perfil do Orkut hackeado. São os meus votos!
Sou um ser humano bem mais estranho do que você tem certeza que eu seja. Por exemplo, eu consigo lembrar detalhes de uma conversa, uma cena, uma festa e até de coisas bem mais bobas, mas sou péssimo para decorar os nomes das histórias que os amigos contam ou ainda números de telefone, sem falar nas capitais brasileiras. Igualmente contraditório, sou na questão do apego.
Sempre tive o hábito de arrumar meu quarto e desfazer de um monte de entulhos. Papéis, brinquedos, bulas de remédio, roupas, tênis... Não sou apegado a isso e, quando não uso, geralmente, passo pra frente. Mas pra você ter idéia, há uns anos atrás, ganhei um celular novo e dei o aparelho antigo pra minha mãe. Lá tinham mensagens de 2 namoradas diferentes e de um período longo entre elas. Existiam mensagens que eu não apagava! Eram as mais bonitinhas, as mais safadas ou, simplesmente, aquelas que eu poderia usar contra alguém. Hoje, apago quase todas que recebo e envio. É uma forma de evitar que eu não as apague.
No Orkut, entrei logo no começo, em 2004, se não me engano. Nunca apaguei os scraps e depoimentos, salvo algumas exceções. Teve uma época, que até decidi passar uns 2 meses sem meu perfil, mas pra não perder aqueles scraps e depoimentos, apenas excluí todos os amigos, fotos e informações. De resto, estaria tudo ali para quando eu voltasse. Quando voltei, dos meus 600 amigos, fiquei com uns 100 poucos, 200. Porra, quem eram aqueles outros 400?! Figurantes, conhecidos, gente que se eu encontrasse na rua nem ia falar.
Ganhei um notebook esses dias. O que trazer de arquivos do desk pra cá?! Eis a questão. Lá, mais de 3 mil músicas, umas 40 pastas de fotos, o histórico de conversas do MSN nos últimos 6 anos etc. Transferi poucas coisas para o note e não tenho sentido falta delas. Quero, não querendo, é que aquilo tudo pegue um vírus e vá cavalgando pra Tróia!
O ponto é que muita gente tem mania de guardar contas, e-mails, cartas, conversas... Claro, muitas coisas devem mesmo ser guardadas. Vai que você, daqui uns anos, fica com Alzheimer, ou a Vivo te cobra uma conta de 200 paus que você já pagou. Tem que pensar nisto!
Ainda assim, muita coisa que a gente valoriza e guarda quase não é importante. Elas são apenas uma representação palpável ou visível daquilo que, de fato, importa. Outras, nem representam algo de valor. Quando você começa a se desfazer desses entulhos, vai vendo que não precisava daquilo. Desfazer é um exercício e, como todo e qualquer exercício, pode não ter o resultado esperado e exigir muita prática para aperfeiçoamento, mas vale tentar. Você vai ficar com os músculos tonificados para o Verão!
Então é isso: apague mensagens, jogue papéis fora, fique com poucos recibos de pagamento, não ative o histórico de conversas do MSN, não tenha Orkut, não guarde roupas velhas e tênis sujos, mas acima de tudo, USE FILTRO SOLAR. Faz um bem danado, te deixa desencanado e diminui o número de ácaros. É perfeito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário