terça-feira, 8 de março de 2011

Não é sobre mulheres, é sobre Revisão Bibliográfica.

Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e eu até tenho um post sobre mulheres para escrever, mas diz muito mais sobre os meus machismos do que sobre elas. Então, como não é dia de polemizar com as Evas do meu Brasil, vou falar de monografia. Mesmo porque, tenho tido muito mais monografia do que mulheres nos últimos dias (semanas, meses e anos).


Estou, desde o começo de fevereiro, com a monografia em ação. As últimas 5 semanas foram utilizadas para concluir o pré-projeto, ou projeto de pesquisa: aquilo que indicará o que a monografia, de fato, será. Definir assunto, tema, objetivos geral e específicos, metodologia e ir atrás de artigos, livros e documentos que darão fundamento teórico ao trabalho de conclusão de curso.

Você já deve ter lido o monte de reclamações que aqueles que estão monografando despejam sobre os demais. A gente meio que pensa ter assumido todo o peso do mundo e utilizamos desse trabalho como muleta, desculpa e qualquer outra coisa. É trabalhosa? É, sim. Ainda assim, só é um pouco mais trabalhosa que artigos e trabalhos feitos no decorrer do curso. Isso, se você está fazendo um curso decente e "de acordo com as normas da ABNT".

Se tem uma coisa que me irrita, em especial, na monografia é a parte da Revisão Bibliográfica. Existem coisas que irritam, mas não são irritantes. Elas apenas se tornam assim pelo trabalho que dão ou pelo momento que acontecem. Mas, Revisão Bibliográfica é um cu! Pensa comigo, você lê MUITOS livros, MUITOS artigos e tem que fazer um apanhado de citações, emendando-as com "elementos coesivos". Nesta parte, você tem que justificar sua pesquisa, conceituar todos os termos-chaves e, quem sabe, EXPLICAR TODA SUA MONOGRAFIA.

Acho válida e necessária a presença das citações. Elas dão sustento a qualquer texto e, às vezes, servem pra substituir aquele parágrafo que você não consegue terminar. Não é difícil fazer essa parte, a Revisão Bibliográfica, mas eu me sinto meio inútil de explicar tudo aquilo que eu queria falar, usando palavras dos outros. Sente?! É meio que tirar todo o mérito que eu procurava ter com o trabalho.

Me desejem sorte porque ainda tenho 4 meses de mono pela frente. E não se esqueçam, estou fazendo monografia, a vida não está fácil, ando ocupado, estressado e preocupado. Deve ser por isso que tive mais elementos para falar de monografia do que de mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário