sexta-feira, 18 de março de 2011

Elogios

Entrei num blog, li um texto ótimo e pensei em comentar. Preenchi o nome, meu blog e na hora de comentar, travou. Eu tenho um problema sério com elogios! Mais para fazê-los do que receber, ainda assim, nos dois casos, o problema é grave.

Gosto de ser reconhecido, necessito de críticas e ligo demais para a opinião alheia. Fico todo bobo quando alguém que eu não conheço comenta com outra pessoa que leu o blog, que gostou de um tweet, que eu sou inteligente, que estou ficando mais bonito, que meu sorriso é a coisa mais bonita que já viram e essas coisinhas que sempre rolam. Só que odeio, por exemplo, quando minha mãe faz aquelas coisas de mãe, falando as maravilhas que o filhote dela é e faz. Mesmo quando sou ou fiz. 

O elogio que ultrapassa o tom me dá vergonha!

E pra fazer? Sou extremamente crítico e essa é minha maior qualidade e defeito. Ainda assim, admiro um monte de coisa. Quando vejo um trabalho que um amigo fez, leio um texto bem escrito ou escuto uma notícia boa vinda de alguém próximo, sou péssimo para expressar que realmente achei genial, bonito, merecedor ou o adjetivo adequado. Pode parecer arrogância, desdém e até inveja. Geralmente, não é.

É bom escrever esse texto porque assim quando um dos meus amigos-leitores-amigos achar que estou sendo frio, é apenas essa minha timidez e aversão ao puxassaquismo sem sentido. Não é que um "parabéns", "um uau" ou um eloquente "puta que pariu" meu tenha maior valor, mas é que, quando eles saem, são sinceros! Deveras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário